O Conselho de Odontologia do Tocantins - CRO/TO, na noite de segunda-feira (20/06) em sua sede, promoveu reunião com os cirurgiões-dentistas credenciados a Prodent, com a participação do SICIDETO, visando ajustar posicionamento quanto à inadimplência da empresa nos pagamentos relativos ao PlanSaúde. Esteve presente na reunião a responsável técnica da empresa, Dra. Tais Zanin.
Após exposição aos profissionais das tratativas efetuadas entre Conselho e Prodent, até convergir na presente reunião, o posicionamento da Prodent é de que os pagamentos só irão ocorrer quando a empresa receber as parcelas de uma renegociação com o Estado do Tocantins, não declinando qualquer data ou prazo para que isso ocorra.
Pelo CRO-TO, dada a não indicação de qualquer elemento atrativo para a resolução do impasse e em vista da situação de fragilidade jurídica do credenciamento firmado, pois o contrato não prevê nem mesmo a aplicação de juros, multa ou correção monetária dos serviços prestados e não pagos aprazadamente, recomendou e orientou que fossem ajuizadas individualmente ações nos Juizados Especiais pelos credenciados, cobrando os valores devidos pela Prodent acrescidos dos consectários legais.
Esclareceu-se ainda que, não havendo mais atrativo ao credenciamento em virtude da inadimplência da empresa com os cirurgiões-dentistas e nem mesmo a existência de rede física de atendimento aos credenciados (o que impossibilita o atendimento/contato/reclamação), é uma liberalidade factível no processo, inclusive, o descredenciamento, dado o não cumprimento do pactuado e insatisfação do profissional.
A reunião foi encerrada com o presente encaminhamento e com a certeza de que os meios legais e eficientes serão tomados para a resolução do problema.
Palavras do Presidente:
" Os problemas referentes aos planos Odontológicos são a nível nacional, não só no Tocantins como em todos Estados brasileiros através da FNO (Federação Nacional dos Odontologistas) trabalhamos para diminuir o grande vazio existente entre Cirurgiões Dentistas e convênios, espaço esse que com o advento da Internet aumentou ainda mais. Aqui no Estado juntamente com as entidades Odontológicas o trabalho não cessa, as demandas são apuradas e levamos as reclamações a quem de direito. Estamos juntos para a defesa da Classe Odontológica em todos os aspectos, desde o ético até o financeiro, que no caso agora é o mais preocupante. O SICIDETO está de portas abertas aos Colegas Cirurgiões Dentistas ". Conclui Dr. Ricardo Camolesi.
FONTE: CRO-TO/ SICOM-SICIDETO
LANÇAMENTO DO V CICO
SINDICALISTAS BUSCAM APOIO PARA REUNIÃO COM GOVERNADOR SOBRE O TETO
SICIDETO cobra valorização dos servidores municipais em reunião sobre Data-Base 2025