Nesta terça-feira, 26 de novembro na Câmara dos Deputados ocorreu a reunião da Frente Parlamentar da Odontologia presidida pelo Deputado Federal Carlos Gaguim UB - TO, que tratou da Valorização da Odontologia, o PISO SALARIAL foi o foco, PL 765/2015 que altera a Lei 3.999/1961 que trata do salário mínimo dos médicos e cirurgiões - dentistas, alterando a lei federal , fixando o piso salarial reajustado com critérios dentro da jornada de trabalho.
A relatoria na Comissão de Saúde da Câmara está com o Deputado Eduardo Velloso - AC, que é do mesmo partido de Gaguim e já fez o compromisso com a Classe Odontológica.
Gaguim ainda falou da importância da presença de dentistas na política, parabenizou o Presidente Juliano do Vale, pelo trabalho realizado junto as mobilizações na Câmara e na cobrança junto a Frente Parlamentar da Odontologia que fortemente colabora em todas os PLs da categoria. O Deputado Federal Tadeu Oliveira CE, também cirurgião - dentista acompanhou de perto a reunião, com conhecimento de causa disse sobre o piso e também colocou a importância da realização de concurso público para o SUS, pois as faculdades formam novos profissionais e o mercado de trabalho não absorve, os municípios tem que fazer sua parte concluiu o Deputado.
A reunião tratou também do PL 883/2019 que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais da Odontologia nas unidades de terapia intensiva e demais unidades hospitalares de internações prolongadas e dá outras providências que o Deputado Augusto Puppio é relator na Comissão de Saúde da Câmara.
Dr. Juliano do Vale ficou na coordenação dos trabalhos e em sua fala apresentou aquilo que o Sistema Conselhos, CFO e CROS realizou ao longo dos anos, enfrentado as demandas do piso salarial, sensibilizou-se com as falas dos participantes, abriu a palavra as várias lideranças dos Conselhos, Sindicatos, Associações, Federações, Movimento Dentistas do SUS; todos se pronunciaram democraticamente e por unanimidade disseram da importância do momento para a classe.
Dr. Juliano ainda enalteceu a Odontologia Hospitalar tocantinense e o importante PL 883/2019, se comprometeu com todas as pautas da casa e pediu a todos a união da classe para dias melhores.
O Presidente do SICIDETO no uso da palavra disse o seguinte: “ o SICIDETO apoia a luta pelo piso salarial reajustado e acredita na mobilização da categoria por dias melhores, com a participação de Cirurgiões-dentistas nos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde para conscientizarmos o controle social da necessidade da valorização profissional e cumprimento do piso salarial” concluiu Dr. Ricardo Camolesi.
Dr.Maurício Nunes Martins tesoureiro do CRO-TO esteve presente também representando o Tocantins.
A sessão se encerrou às 11h40 com o pedido para que todos continuem na mobilização.